Conhecer DIREITO para exercer CIDADANIA
Coluna assinada por Louise Vaz e Letícia Azevedo.
Email: azevedoevaz@hotmail.com
Coluna | Direito do Trabalho
Postado em 20 de Julho de 2016 ás 09:58 h
O que é desídia?
É caracterizada pela negligência, imperícia ou imprudência do trabalhador e constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
Créditos da Imagem: blogjatefalei.wordpress.com
Publicidade

Determina o artigo 482, alínea e, da CLT, que constitui motivo ensejador de dispensa por justa causa o fato de um empregado desempenhar suas funções com DESÍDIA.    

A desídia é a negligência, desatenção, desinteresse por parte do trabalhador em relação aos seus serviços.

Para que esta fique caracterizada é necessário que o comportamento do empregado seja reiterado, comum, habitual, ou seja, um único dia em que o trabalhador tenha prestados os seus serviços com desatenção, por exemplo, não caracteriza esta falta grave e impossibilita a dispensa por justa causa.

São exemplos de desídia aquele que chega várias vezes atrasado, deixa de atender clientes agendados ou que frequentem o estabelecimento comercial, não cumpra com as obrigações que lhe foram impostas, é preguiçoso e desleixado no trabalho, bem como, a pouca produção, os atrasos frequentes, as faltas injustificadas ao serviço, a produção imperfeita, abandono do local de trabalho durante a sua jornada, entre outros.

Por todos esses motivos, é necessário que o empregado, objetivando conservar sua colocação, atue com disposição e responsabilidade, sempre buscando o crescimento próprio e também do empregador.

E, não esqueça, deixe seu comentário sugerindo novas abordagens ou pontuando suas dúvidas.

 

 

Louise Vaz (Advogada)

Letícia Azevedo (Advogada)

 

 

 

Por: Conhecer DIREITO para exercer CIDADANIA
Comentários ()
Publicidade
Publicidade