PUBLICIDADE

Paraíba
Em entrevista à CNN, Governador descarta chance de lockdown e avalia que a Paraíba está longe de sair do isolamento social

Publicado em 11/05/2020 18:43 - Atualizado em 11/05/2020 18:43

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do Click PB - Em entrevista à CNN, no noticiário 360º, na tarde desta segunda-feira (11), o governador da Paraíba, João Azevêdo descartou a chance de lockdown - medida que radicaliza o fechamento de cidades e disse que a Paraíba está longe de sair do isolamento social, se referindo ao aumento diário de mortes causadas pela Covid-19. "A Paraíba levou 42 dias para 1000 casos, depois oito dias chegou a 2 mil casos e em 5 dias poderá chegar a 3 mil casos. Então seria uma imprudência, neste momento, flexibilizar alguma coisa."

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao ser questionado sobre a possibilidade de retorno das atividades normais, ele criticou a baixa adesão da população ao isolamento e também mostrou que as políticas de enfrentamento à pandemia tendem a perdurar. "Só será possível flexibilizar alguma medida quando houver diminuição de casos por dias, quando nós tivermos um número de isolamento que justifique isso e quando nos tivermos um número de leitos que dê possibilidade para isso", avaliou.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Nós estamos subindo uma ladeira, quando estivermos descendo poderemos flexibilizar. Vale ressaltar que as indústrias continuam funcionando, nós temos flexibilizado desde o início, algumas áreas do segmento como parte do comércio que continua funcionando como padarias, farmácias, supermercados, entre outros. Ainda existe um score muito baixo de isolamento social e por todos os motivos já mencionados é que estamos longe de sair desse cenário", considerou.

Para o govenador, o Brasil não tem condições de implementar um lockdown, como feito na Europa, uma vez que se precisaria de toda uma estrutura como Forças Armadas e demais poderes, no entanto, ele reforça que não existe um discurso unificado para tal feito, diferentemente do que se viu no velho mundo. "Sabemos que o lookdawn da Europa não funciona no Brasil, pois se precisaria de toda uma estrutura de forças armadas e outros segmentos para ajudar nesse processo. No entanto se precisaria de um discurso unificardo, situação em que não temos em nosso país"

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Você usa smartphone na hora de dormir? Pare urgentemente, saiba porque

10 sinais de que você precisa parar de comer glúten imediatamente!

Descubra as principais causas da menstruação escura e o que fazer

Pernambuco restringe circulação de pessoas e implanta rodízio no Recife e em mais quatro municípios

O governo de Pernambuco decretou quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir do sábado (16), com 15 dias de duração. Com isso, vão ser impostas restrições na circulação de pessoas e de veículos em todas as cinco cidades. Antes, era apenas recomendado que todos ficassem em casa. Também foi determinado o uso obrigatório de máscaras (veja vídeo acima).

O governo estadual não utiliza o termo "lockdown", mas o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa sem necessidade. Recife é a quarta capital do país a adotar proibição de circulação de pessoas - as outras três são Belém, São Luís e Fortaleza.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

Serão implementadas as seguintes medidas:

  • Restrição de circulação de pessoas
  • Rodízio de veículos
  • Uso obrigatório de máscaras
  • Sanitização de ruas

As cinco cidades do Grande Recife foram escolhidas por representarem, juntas, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do estado, segundo o governo. Pernambuco registrou mais de mil mortes e de 13 mil casos de Covid-19. São Lourenço da Mata e Recife estão entre as cidades com maior mortalidade por coronavírus do país, segundo levantamento do G1 junto às secretarias estaduais de saúde.

Segundo o governo, até a sexta-feira (15), as medidas vigoram nas cinco cidades em período educativo. Após isso, as medidas de “restrição intensa” são adotadas até o dia 31 de maio.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468