Saiba
Prefeitura de Nova Cruz realizará Drive-in para testagem da Covid-19 dos MOTOTAXISTAS
A ação acontecerá em frente ao mercado público

Publicado em 24/07/2020 18:19 - Atualizado em 24/07/2020 18:19

Foto/Daniel Fonseca

A Prefeitura de Nova Cruz através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando neste Sábado (25), o Drive-In para testagem da covid-19 dos MOTOTAXISTAS.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A ação acontecerá em frente ao mercado público, a partir das 9h e contará com a desinfecção das motos, atendimento médico e testagem para covid-19.

Para participar é preciso atender aos seguintes critérios: estar a pelo menos 07 dias de sintomas, apresentar documento de Identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Retorno das aulas no RN pode colocar em risco a saúde de 212 mil pessoas

volta às aulas presenciais no Rio Grande do Norte, marcada provisoriamente para o dia 17 de agosto, representa potencial risco para 212 mil potiguares, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O grupo é formado por idosos e os adultos com problemas crônicos de saúde que convivem diariamente com crianças e adolescentes em idade escolar (4 aos 17 anos).

A quantidade de pessoas que ficará exposta ao novo coronavírus foi calculada por análise da Fiocruz com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os pesquisadores relacionaram os dados das crianças em idade escolar e os dados dos grupos populacionais que se encontram nos chamados grupos de risco da Covid-19: adultos (entre 18 e 59 anos) com alguma comorbidade (diabetes, doença do coração ou doença do pulmão) e os idosos (com 60 ou mais anos).

Com isso, o estudo aponta que 6,05% dos potiguares se encontra em situação de risco potencial de contaminação pelo novo coronavírus. O valor é o maior de todo País, segundo a pesquisa da Fiocruz.

Segundo o estudo, a população potiguar com algum tipo de problema crônico de saúde representa um total de 74,2 mil pessoas. Já os idosos são 137,8 mil, o que representa 3,93% da população. O Estado, inclusive, também tem o maior número relativo de idosos.

Ainda de acordo com Fiocruz, a partir de um boletim sobre a retomada das atividades educacionais, a volta às aulas só poderá acontecer com a transmissão da Covid-19 controlada. A rede hospitalar deve disponibilizar pelo menos 30% de leitos disponíveis.Além disso, é necessária a diminuição do número de mortes pelo menos nas últimas três semanas. Por fim, o sistema de saúde deve estar pronto para detectar, testar, isolar e tratar pacientes e rastrear contatos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As escolas precisam ter um plano detalhado de medidas sanitárias, higienização e garantia de distanciamento entre as pessoas. Isso porque o retorno da atividade escolar, segundo a Fiocruz, coloca os estudantes em potenciais situações de contágio. Mesmo que sejam adotadas medidas de segurança, a falta de controle sobre o comportamento dos estudantes representam potenciais situações de contaminação por Covid-19. “O problema é que, se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus Sars-CoV-2 para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à Covid-19”, explica o instituto.


Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468