- Rio Grande do Norte : Confira a lista das estradas que serão recuperadas no RN em nova fase de investimentos
- Atenção : Governo divulga novas regras para o Bolsa Família; veja o que muda
- Rio Grande do Norte : Kleber Rodrigues destaca o Adora Macaíba durante pronunciamento na Assembleia Legislativa
- Interior: Vítima de expl0são em fábrica clandestina de fogos de artifício m0rre no hospital no RN
- Interior: Tremor de terra é registrado em cidade do RN; magnitude de 1,3 na escala Richter
- Oportunidade : Paraíba começa o mês de julho com 347 vagas e salários de até R$ 4,5 mil em concursos abertos
- Oportunidade : IFRN prorroga inscrições para cursos técnicos profissionalizantes em vários campus
PUBLICIDADE

Foto/Reprodução
PUBLICIDADE
Em meio à pandemia do novo coronavírus, um dos produtos mais procurados pela população são as máscaras cirúrgicas. Por recomendação de organizações da área da saúde, o item deve ser usado apenas por grupos específicos. Ainda assim, o produto está em falta em vários locais, e algumas pessoas começaram a produzir máscaras em casa.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
É o caso de Renatha Maria Vieira da Costa, professora formada em biologia e engenharia civil, que pediu para a avó, Bernarda Alves da Costa, de 87 anos, costurar máscaras feitas a partir de TNT, que são impermeabilizadas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Renatha, que mora em Santa Quitéria do Maranhão, relata que a ideia veio após o sumiço das máscaras nas lojas de Parnaíba, onde trabalha. Médicos da cidade ensinaram ela e outras pessoas a fazer máscaras caseiras, e ela teve a ideia de produzir para distribuir em Santa Quitéria, que também está sem o produto. "Minha avó aceitou desde que as máscaras fossem doadas para os idosos da cidade", lembra Renata.
Apenas com a avó foram produzidas cerca de 20 máscaras em um dia, mas a ação chamou atenção e outras costureiras decidiram ajudar. Sobre a avó, Renata comenta que a avó tem a costura como distração: "a costura é por hobby, ela passou a vida costurando. Ela já não enxerga bem, mas ainda costura. A gente coloca a linha na agulha e ela fica costurando".
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quando usar máscara?
A infectologista Raquel Muarrek, que atua na rede D'ior, explica que apenas pessoas com sintomas associados a covid-19 devem usar máscaras para evitar passar o novo coronavírus para outras pessoas. Profissionais da saúde também devem usar o produto.
Para aqueles sem sintomas, porém, a principal recomendação é ficar em casa e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Pessoas que não apresentam sintomas não precisam usar máscara.
A médica explica que o tecido ideal para máscaras é o algodão grosso, usado nas máscaras hospitalares. Tecidos e outros materiais podem oferecer proteção, mas Raquel destaca que será menor do que a oferecida por máscaras de algodão.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Além disso, a infectologista ressalta: "deve-se ficar atento a lesões, fissuras e desgastes [na máscara], pois aí pode ocorrer contaminação". É necessário também que a máscara seja trocada com frequência, em especial se ficar úmida.
Do Estadão Conteúdo