PUBLICIDADE

Nordeste
Justiça autoriza Bolsonaro despejar maior centro de formação do MST no Nordeste
Incra pediu cumprimento de sentença de 2017

Publicado em 27/09/2019 18:54 - Atualizado em 27/09/2019 18:54

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

O juiz da 24º Vara Federal Tiago Antunes de Aguiar, em Caruaru/PE, autorizou o Governo Bolsonaro a despejar, por meio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o maior centro de formação nordestino do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), inclusive uso da força policial. Em agosto passado, 20 dias após ser nomeado superintendente do Incra em Pernambuco, o coronel da PM Marcos Campos de Albuquerque solicitou que a Justiça Federal ordenasse o cumprimento da sentença que foi transitada em julgado no final de 2017.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O centro foi batizado há 20 anos com o nome do educador pernambucano Paulo Freire, faz parte da área comum do assentamento Normandia e conta com três agroindústrias, 52 alojamentos, salas de aula, auditório para 700 pessoas, centro comunitário, quadra esportiva, academia pública para atividades físicas, creche e refeitório. Há duas semanas, o MST montou acampamento no local com 1.500 pessoas e espera dobrar a quantidade até o final desta semana. “Vamos resistir”, disse Jaime Amorim, um dos coordenadores nacionais do movimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que faz parte do bloco nordestino de oposição a Bolsonaro, tenta evitar a execução da sentença e já informou que não pretende usar a força policial para auxiliar na reintegração de posse, caso não se encontre uma saída.

O prazo dado pelo juiz é de 30 dias, a contar da notificação, para desocupação espontânea da área e 10 dias para posicionamento oficial do Incra que afirma não ter autorizado as construções na área, como o MST diz ter havido. Por meio de nota, o Incra lembra que a ação é de 2008 e foi instituída porque houve na área de domínio coletivo dos assentados a edificação do centro sem autorização do Incra. “Cumprida a ordem judicial, o Incra procurará regularizar a área na forma da legislação vigente, a fim de promover benefícios a todos os assentados”, diz. Não há detalhamento do que será feito na área.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O centro

O Centro de Formação é considerado o coração do movimento social na região por já ter formado, em parcerias com universidades federais e estaduais, mais de 8.000 pessoas só em cursos de graduação e pós-graduação. Grande parte dos alimentos beneficiados nas agroindústrias de bolos, pães e carne abastece escolas municipais da região. E já abrigou alunos da rede municipal durante reforma de escolas.

Há também cursos técnicos na área de agroecologia e parcerias, entre outras instituições, com UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UPE (Universidade Estadual de Pernambuco), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa de Agropecuária) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A fazenda, com 556 hectares, foi invadida pelo MST em maio de 1993. Em abril de 1996, após greve de fome que durou 10 dias, uma equipe do Incra de fora de Pernambuco vistoriou o local e emitiu laudo atestando que o imóvel era improdutivo. Um ano depois, o Incra concedeu a posse da área a 41 famílias. Posteriormente, o imóvel virou oficialmente um assentamento. Cada lote tem 10 hectares.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468