PUBLICIDADE

Saiba
Uso de cotonete pode causar lesões e infecções e especialistas fazem alerta
Cotonetes de algodão podem parecer inofensivos, mas podem ser perigosos

Publicado em 28/04/2019 17:21

Foto/Reproducao

PUBLICIDADE

Cotonetes de algodão podem parecer inofensivos, mas podem ser perigosos quando usados para limpar os ouvidos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Embora algumas pessoas juram usar cotonetes para remover o excesso de cera e detritos de seus canais auditivos, médicos especialistas avisaram para não tentarem.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Eles viram muitas catástrofes resultantes do uso de cotonetes. De tímpanos perfurados a cera super-impactada, há muitas consequências negativas associadas à limpeza do ouvido com cotonete e outros objetos.

Existem vários itens que as pessoas usam para limpar seus ouvidos. Alguns dos mais interessantes e estranhos vistos nos consultórios médicos incluem:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cotonetes de algodão

●Alfinetes de cabelo

●Pinça

●Canetas e lápis

●Palhas

●Clipes de papel

●Brinquedos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

 

Embora esta seja apenas uma lista parcial, é importante perceber que nada deve ser introduzido dentro do ouvido para retirar a sujeira e a cera. Isso é perigoso e pode causar perda de audição ou um canal auditivo ou tímpano danificado.

A cera de ouvido é importante

cera de ouvido existe por vários motivos. Em primeiro lugar, cera de ouvido desempenha um papel fundamental para garantir que todo o seu canal auditivo permaneça bem hidratado.

Portanto, a limpeza excessiva pode levar à irritação, uma vez que os óleos naturalmente encontrados em seus ouvidos nunca têm a chance de hidratar a parede do canal auditivo interno.

Em segundo lugar, cera do ouvido atua como uma barreira protetora muito importante para o seu canal auditivo. Entre o ouvido externo e o tímpano, o canal tem pelos e cera entre os dois.

Se você mora em zona rural ou até mesmo em uma área urbana, há muitos poluentes ou pólen que estarão naturalmente flutuando no ar.

À medida que esses poluentes penetram no canal auditivo, muitos deles são bloqueados através dos pelos da orelha como a primeira linha de defesa.

Mas além dos minúsculos pelos, esses poluentes serão bloqueados pela cera do ouvido.

Portanto, cera de ouvido é vital para manter seu tímpano bem protegido durante o curso de qualquer dia.

Mas à medida que você encontra mais poeira, sujeira e poluentes em geral no ar, a cera do seu ouvido se acumula naturalmente em excesso.

Esta acumulação de cera vai lentamente começar a descer para a abertura do canal auditivo.

Como a cera de ouvido está fazendo o seu caminho para a saída, ela normalmente se prenderá aos pelos da sua orelha, causando aglutinação.

Confira agora como remover cera dos seus ouvidos com alguns remédios caseiros:

Como limpar seus ouvidos: 5 remédios caseiros fáceis

A água salgada

A água salgada é uma das melhores soluções de remoção de cera de ouvido que pode ser usada em casa.

Suaviza a cera acumulada no interior do ouvido, facilitando a limpeza. Misture uma colher de chá de sal em meia xícara de água morna até que o sal fique completamente dissolvido. Mergulhe uma bola de algodão na solução.

Incline a orelha afetada para cima em direção ao céu. Aperte a bola de algodão para colocar algumas gotas de água salgada no ouvido e fique na mesma posição por três a cinco minutos.

Em seguida, incline a cabeça na direção oposta para permitir que a água salgada seja drenada. Limpe a parte externa da orelha com um pano limpo para remover a cera amolecida.

Azeite

Diz-se que o azeite é um remédio comum para remover a cera do ouvido. Ele ajuda a alinhar as membranas da orelha, protegendo o ouvido de infecções causadoras de água.

Azeite também ajuda a suavizar a cera do ouvido e torna mais fácil sair. Com suas propriedades antissépticas, também auxilia no combate à infecção do ouvido.

Levemente aquecer o azeite e usando um conta-gotas, despeje três a quatro gotas no ouvido. Deixe descansar por dez minutos para que a cera do ouvido fique macia.

Incline a cabeça para os lados e remova o óleo e a cera com os fones de ouvido. Você também pode usar óleo de mostarda.

Peróxido de hidrogênio

É o remédio mais eficaz para o acúmulo de cera de ouvido. Devido à sua propriedade efervescente, pode remover facilmente a cera e os detritos do canal auditivo.

Junte o peróxido de hidrogênio (3%) e a água em proporções iguais. Use um conta-gotas para soltar essa solução nos ouvidos.

Deixe-o por algum tempo e, em seguida, incline a cabeça para o lado oposto para drenar a solução. Além disso, limpe a cera usando um pano limpo.

Vinagre e álcool

Vinagre e solução de álcool é um remédio antigo para remover a cera do ouvido. Esta mistura ajuda a dissolver a cera.

O álcool atua como um agente secante e o vinagre combate bactérias e fungos, o que ajuda ainda mais na prevenção da infecção do ouvido.

Misture os dois ingredientes igualmente em uma tigela. Mergulhe a bola de algodão na solução.

Em seguida, incline a orelha para o céu e despeje duas a três gotas da solução da bola de algodão.

Aguarde cinco minutos e, em seguida, incline a cabeça para a direção oposta, para que a gravidade possa extrair a solução e a cera.

Água morna

A água morna é usada para ajudar a limpar o excesso de cera do ouvido. Certifique-se de usar apenas água limpa e filtrada.

Utilize uma seringa com água morna e introduza algumas gotas no ouvido. Deixe-o por cerca de um minuto e depois drene inclinando levemente a cabeça para o lado oposto.

Isso deve que ser realizado sob rigorosa supervisão; sem a supervisão, pode causar outros problemas no ouvido. Este delicado órgão precisa estar bem protegido para mantê-lo saudável.

Conclusão

Embora a cera de ouvido seja uma substância natural que protege as orelhas e o canal auditivo, ela precisa ser limpa quando acumulada, pois pode causar dificuldades de audição.

É importante limpar o ouvido tendo em mente a segurança, para não danificar as partes sensíveis do ouvido.

Enquanto as hastes flexíveis também conhecidas popularmente como cotonete, são o meio mais comumente usado para higienizar os ouvidos e estão acessíveis em diversas farmácias e drogarias, a maioria dos especialistas sugere que eles podem não ser a melhor maneira de fazê-lo.

Fonte: Direito de Ouvir


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468