PUBLICIDADE

Saiba
Homens jovens que dormem mal têm maior risco de sofrer desta doença
Estudo apura que uma noite sem dormir aumenta os níveis da proteína tau no sangue, relacionada com o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Publicado em 20/01/2020 16:39

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Uppsala, na Suécia, descobriram que basta perder uma noite de sono para elevar os índices na corrente sanguínea da proteína tau especificamente em homens jovens, conforme publicado na revista Galileu. Proteína esta que está associada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A pesquisa publicada no periódico científico Neurology incluiu uma amostra de 15 homens saudáveis, todos na faixa dos 22 anos de idade. Os resultados mostraram que após uma noite sem dormir os participantes apresentaram em média um crescimento de 17% nos índices da tau. Entretanto, quando os mesmos indivíduos dormiam bem esse valor alcançava somente os 2%.

Em doentes que sofrem de Alzheimer a proteína tau prolifera e se acumula no cérebro. O processo de propagação pelos neurônios pode levar décadas, mesmo antes dos sintomas da doença, como a perda de memória e desorientação se manifestarem.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Atualmente, os cientistas sabem que durante uma noite de sono profunda e reparadora, a tau e outras toxinas no cérebro são eliminadas.

Do Noticias ao Minuto


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468