Postado em 12 de Janeiro de 2019 ás 10:25 h
Especialista explica quando o inchaço nos pés é apenas reflexo do calor ou sinal de problema de saúde
Foto/Reproducao
Publicidade

O clima quente é uma das principais causas de inchaço nos pés. De acordo com o cirurgião vascular Caio Focassio, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, isso ocorre porque as veias se dilatam, gerando uma maior dificuldade para que o sangue volte ao coração.

A vasodilatação pode fazer, também, com que os pés fiquem um pouco mais avermelhados e, em pessoas com maior propensão, pode provocar um edema (acúmulo de líquidos).

"Cerca de 70% dos casos de inchaço dos membros inferiores ocorre por algum problema vascular. Se a pessoa já tem insuficiência venosa, como as varizes, somada à vasodilatação, o problema pode ser acentuado no verão", afirma o médico.

Entretanto, o sistema vascular não é o único a causar inchaço. Focassio explica que a insuficiência renal, que seria a principal causa de retenção de líquidos, e insuficiências cardíacas também podem gerar inchaço.

A trombose também pode causar inchaço, mas seria apenas na perna afetada. "Esse problema ocorreria com a formação de um coágulo nas veias, impedindo que o sangue volte ao coração. Mas, como ocorre só de um lado, o outro continuaria normal e sem inchaços", afirma o médico.

A trombose também não estaria ligada ao calor, podendo ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer clima ou temperatura.

O especialista afirma que para o inchaço melhore, as pessoas afetadas devem manter atividades físicas, se manterem hidratadas e, sempre que possível, elevar os pés, de maneira a facilitar o retorno sanguíneo. 

Do R7

Por: Nova Cruz Oficial
Comentários ()