Postado em 08 de Fevereiro de 2019 ás 11:36 h
O que significa quando a cólica aparece fora do período menstrual?
Foto/Reproducao
Publicidade

Uma das piores dores na vida de uma mulher é a cólica menstrual. Esse incomodo pode chegar a ser insuportável. Todos os meses, quando o período menstrual chega, a cólica vem junto para incomodar. Mas e quando ela vem fora desse período?

A cólica fora do período menstrual não costuma ser comum e desperta muito mais perguntas do que, necessariamente, certezas entre as pessoas. Nessas horas é normal surgir as perguntas: é normal? Por que acontece?  O que significa? O que fazer?

Calma, não queremos te deixar no escuro durante muito tempo. Se você já sentiu cólica fora do período menstrual, está na hora de descobrir os motivos.

É normal cólica fora do período menstrual?

A cólica menstrual fora do ciclo menstrual pode sim ser normal, ao mesmo tempo que pode não ser. Confuso? Vem comigo entender!

Quando é normal

O que significa quando a cólica aparece fora do período menstrual

A cólica fora do período menstrual é normal se for causada pela ovulação. Esse tipo de dor fora de hora, aparecerá em mulheres que tem ciclos regulares e cólicas menstruais. Esse tipo de dor será caracterizada por:

  • Normalmente é regular, ocorrendo sempre na mesma fase do ciclo menstrual;
  • A cólica geralmente dura apenas algumas horas, podendo ainda persistir por 2 ou 3 dias em algumas mulheres;
  • Também pode ocorrer sangramento vaginal nesse período, provocado por uma queda dos níveis de estrogênio.

Um médico poderá fazer esse diagnóstico, e até te indicar remédios de dor. Ainda assim, esse tipo é normal e não significa nenhum problema.

Quando não é normal

O que significa quando a cólica aparece fora do período menstrual

Em alguns casos específicos, a cólica fora do período menstrual, pode significar doenças em órgãos ou aparelho reprodutor, urinário e gastrointestinal, podendo ainda ter origem no sistema musculoesquelético. As principais causas são:

  • Doença inflamatória pélvica;
  • Gravidez ectópica;
  • Apendicite;
  • Torção de ovário;
  • Endometriose;
  • Infecção urinária.

Nesse caso, você também só poderá ter certeza depois de diagnóstico médico. Ele passará o tratamento dependendo da causa.

Fonte: Médico Responde

Por: Nova Cruz Oficial
Comentários ()