Postado em 09 de Agosto de 2017 ás 08:40 h
Qual a melhor idade para ter filhos? Tudo depende destes cinco fatores
Foto/Reprodução
Publicidade

Em uma altura em que a vida profissional e a estabilidade econômica se assumem como principais preocupações dos jovens adultos, a maternidade e a paternidade acabam por ficar para segundo, terceiro ou até mesmo quarto plano, sendo comum assistir ao nascimento do primeiro filho quando já se passou a faixa dos 30 anos.

Embora a construção de uma família esteja de forma geral relacionada com a fertilidade do homem e da mulher – que depende bastante de alguns hábitos e cuidados diários -, existem outros fatores que, segundo a BBC, se assumem como determinantes na hora de um casal conceber o primeiro filho. E cada um deles está associado a uma idade ideal para conceber.

Comecemos pelo fator biológico. De acordo com a médica ginecologista Sara Matthews, é entre os 25 e os 29 anos que as mulheres apresentam um menor risco na gravidez e no pós-parto.

Já no que diz respeito ao fator social, um dos que mais peso vai tendo nos dias que correm, a socióloga Melinda Mills, a exercer na Universidade de Oxford, revela que “a melhor idade seria aos 30 anos ou um pouco mais”, pois está cientificamente provado que os filhos de mulheres mais velhas têm melhores aptidões educacionais e apresentam um desenvolvimento cognitivo maior. Além disso, é a partir dos 30 anos que os pais apresentam uma maior estabilidade, seja a nível financeiro ou laboral.

Para Sophie Walker, líder do Partido da Igualdade das Mulheres no Reino Unido, não deve existir uma idade ideal para fazer aumentar a família. Contudo, quando questionada sobre o fator gênero, a especialista dá conta de “barreiras estruturais que fazem com que ter filhos seja uma decisão muito, muito difícil” para as mulheres, o que faz com que adiem mais e mais a gravidez.

Quanto ao fator demográfico, lê-se na BBC – que conversou com vários especialistas britânicos -, a idade ideal para se ter um filho é quando a mulher “se sentir pronta”. À publicação, o especialista em demografia econômica Heather Joshi defende que não crê que existam “muitas mulheres com menos de 20 anos de idade que estejam prontas como as de 30. Mas as mulheres com 30 anos enfrentam a questão biológica”, que faz com que seja mais difícil engravidar com o avançar da idade.

Por fim, mas não menos determinante, existe ainda o fator fertilidade. Como dissemos acima, este é possivelmente o aspecto que mais pesa na hora de construir uma família. Seja nos homens ou nas mulheres, a infertilidade pode ocorrer devido a maus hábitos, às rotinas desequilibradas, rotina de sono ruim, a mudanças hormonais, a doenças ou simplesmente por conta do avançar da idade.

Um estudo feito na Holanda e citado pela BBC sugere que as mulheres que pretendem ter três filhos devem começar por volta dos 23 anos; quando se quer ter dois, aos 27; e aos 32 quando o objetivo é ter apenas um.

bbder

Contudo, toda esta matemática está dependente, claro, da capacidade fértil do casal. O especialista em medicina reprodutiva da Universidade de Leeds, o médico Adam Balen, explica que “a fertilidade natural vai piorando com a idade tanto nas mulheres como nos homens”, sendo, porém, este efeito mais notório no sexo feminino.

Fonte: Notícias ao Minuto

Por: Nova Cruz Oficial
Comentários ()
Publicidade
Publicidade