Postado em 10 de Agosto de 2018 ás 12:49 h
Dicas de Barra de Mamanguape, um paraíso no litoral da Paraíba
Foto/Nilton Cesar
Publicidade

O paraíso existe e está na Paraíba. É o que garante Rodrigo Adrião (Mar de Selva), um biólogo, trekkero, apaixonado pela natureza e entusiasta de viagens “fora da caixa”.

Barra de Mamanguape é destes lugares onde o tempo não tem pressa. Uma vila de pescadores localizada no litoral da Paraíba, onde as ruas não são calçadas, todos se conhecem e o mar e o rio estão a 5 minutos de distância.

Sua geografia, com um estuário protegido por um avanço de terra que forma um pontal, faz com que o local possua um rio calmo, navegável, incrustado no mangue, e que no final de cada tarde proporciona espetáculos naturais ao céu aberto: os pores do sol da Barra.

Por conta de sua rica biodiversidade o local é uma Área de Proteção Ambiental – APA da Barra do rio Mamanguape, que detém uma incidência altíssima de peixes boi marinho e por isso possui o Projeto “Peixe Boi Marinho” de proteção do mamífero aquático.

Seu mar verde esmeralda de maneira geral está turvo (por conta dos fortes ventos que atuam na região) e possui uma imensa barreira de coral (onde se avista facilmente tartarugas marinhas). A praia possui uma ótima faixa de areia pra caminhadas na maré baixa, e caminhando no sentido Cabedelo você irá se deparar com falésias coloridas. Por trás das falésias existe uma floresta de mata atlântica onde se pode realizar caminhadas guiadas.

hhjkk

No pontal da Barra, na maré baixa, você pode desfrutar do pôr do sol com um delicioso banho de rio. Durante o dia é possível pegar embarcações no rio Mamanguape (no pequeno porto de pescadores de Barra) e fazer passeios pelo rio para avistar os peixes boi (no rio e mangue), desfrutar das “praias” de rio, avistar tartarugas marinhas na barreira de coral e fechar o passeio com um almoço em algum restaurante local na beira do rio. Ou seja, só benção!

Como chegar

Você pode ir de carro ou ônibus para Barra de Mamanguape partindo de Recife ou João Pessoa. Saindo da capital paraibana a distância a ser percorrida é de 96 quilômetros.

Siga pela BR 101 até a cidade de Mamanguape e depois para a cidade vizinha de Rio Tinto. Na rua principal de Rio Tinto, entre a direita na Câmara Municipal, siga mais uma vez à direita, e ao terminar o calçamento entre à esquerda na estrada de barro. Serão 26 km de estrada de barro pela PB 035, mantenha-se na estrada principal. Nas três bifurcações, siga à esquerda.

klçç

O que fazer

A Barra é um destino pra quem gosta de tranquilidade. Descansar e aproveitar do sossego do lugar já uma ótima opção. Passar a tarde na rede a beira rio lendo, caminhar sem pressa, ver o céu estrelado na praia a noite, contemplar, praticar yoga, meditar, passar a tarde no rio e voltar depois do pôr do sol ou simplesmente não fazer nada.

hhhjjkFred Santos praticando yoga “sobre as águas”

Mas se você gosta de se movimentar fisicamente há várias opções. O bom é que em Barra de Mamanguape todos os serviços são realizados por locais, se você deseja comer tem vários restaurantes locais deliciosos, se deseja passear de barco um pescador local pode lhe conduzir e se deseja realizar trilhas um guia local lhe acompanhará. Isso é maravilhoso! É o localismo como protagonista do turismo local. Tudo é muito simples mas feito com muito carinho e atenção. Nesta vivência você terá a oportunidade de impulsionar a economia local e participar de passeios com alguém do lugar.

Leia a reportagem completa direto do Melhores Destinos

Por: Nova Cruz Oficial
Comentários ()