- Rio Grande do Norte : IBGE abre processo seletivo com mais de 200 vagas no RN; veja oportunidades
- Rio Grande do Norte : IFRN oferta mais de 300 vagas para cursos de especialização; veja oportunidades
- Saiba: Novo decreto do vale-alimentação e vale-refeição impacta 118,5 mil trabalhadores no RN
- Oportunidade : Inscrições abertas para concurso de São José do Campestre/RN com 67 vagas e salários de até R$ 4.563,53
- Saiba: Marinha abre processo seletivo com 14 vagas em Natal; salário inicial ultrapassa R$ 9 mil
- Oportunidade : TRT-RN marca leilão com imóveis, terrenos, veículos e até caminhão coletor de lixo
- Saiba : Parentes de 44 políticos do RN são cortados do Bolsa Família em pente-fino do governo
PUBLICIDADE
Espécie rara de tubarão-martelo é avistada no litoral da Paraíba — Foto: Projeto Megafauna Marinha Ameaçada/Divulgação
PUBLICIDADE
Do G1 - Um tubarão-martelo-panã, espécie ameaçada de extinção, foi avistado no litoral de João Pessoa, no dia 21 de março. O vídeo que mostra o momento do avistamento foi cedido pelo projeto Megafauna Marinha Ameaçada, apoiado pela Fundação Grupo Boticário.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com o pesquisador e integrante do projeto Wilson Oliveira Júnior, o tubarão-martelo-panã, Sphyrna mokarran, é o maior (até 6 metros de comprimento total) das 11 espécies reconhecidas de tubarões-martelo no mundo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“O tubarão-martelo panã é uma espécie migratória que faz grandes movimentações entre diversos países. São animais que frequentam tanto a costa como regiões oceânicas de mar aberto”, explicou.
Segundo pesquisador, no Brasil, a espécie ocorre ao longo de todo o litoral, do Amapá ao Rio Grande do Sul. Estima-se que a população global do tubarão-martelo-panã sofreu reduções severas e a espécie está sob risco de extinção, avaliada globalmente como Criticamente Ameaçada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“Temos algumas capturas registradas por pescadores de fêmeas grávidas na Paraíba. As fêmeas se aproximam da costa para dar à luz, e é aí que ocorre a pesca incidental. A costa da Paraíba pode ser um local de berçário onde as fêmeas dão à luz, porém são necessárias mais pesquisas para confirmar essa hipótese”, informou.
De acordo com Wilson, esse avistamento de um indivíduo macho com 2 metros de comprimento, feito pela pesquisa, foi o primeiro registro em vídeo do tubarão-martelo-panã na Paraíba.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/m/19t90lSqCqXSZrwSwkPg/vlcsnap-2021-04-13-10h22m34s077.png)
Espécie rara de tubarão-martelo é avistada no litoral da Paraíba — Foto: Projeto Megafauna Marinha Ameaçada/Divulgação
“Com essas informações de capturas incidentais e com o registro da nossa pesquisa, nós começamos a ter uma ideia melhor sobre ocorrência da espécie aqui no estado da Paraíba. Apesar de termos poucas informações sobre a abundância da espécie e locais de ocorrência, cada registro nos ajuda a entender melhor sobre a espécie”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Ainda conforme o pesquisador, o grupo espera continuar vendo outros indivíduos durante a pesquisa e adquirir mais conhecimento sobre a área de vida do tubarão-martelo-panã e de outras espécies.
“Com isso, podemos começar a propor áreas marinhas protegidas que incluam os locais em que eles ocorrem. Ações de conservação para essa espécie são de extrema importância”, disse.
Veja o vídeo:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -




