- Interior do RN: Cidade do RN registra 27 tremores de terra em menos de 10 horas; O mais forte com magnitude de 3.4.
- Interior do RN: Homem com mandado de prisão em aberto é morto a tiros em frente à casa da mãe no interior do RN
- Preso: Polícia Civil prende suspeito de chefiar grupo criminoso responsável por assaltos a propriedades rurais no RN
- Aconteceu: Dono de bar apaga luzes, tenta esconder clientes, mas é notificado por descumprir decreto no RN
- Saiba Mais: Chacina dentro de comunidade em Natal deixa quatro mortos
- Saiba Quais: Em menos de dois meses, 13 municípios do RN registram mais casos de Covid que em todo o ano de 2020
- Saiba: PM acaba festa no RN e multa organizadores e participantes; Veja o vídeo

Foto: PF/Divulgação
Do G1 RN - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (5), a 2ª Fase da Operação Guaraíras, que apura fraudes em licitações promovidas pela prefeitura de Vera Cruz, além de supostos atos de corrupção e desvios de recursos públicos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com a corporação, cerca de 21 policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão em Natal e no município de Vera Cruz. Dois na capital e três no município.
Em nota, o prefeito Marcos Cabral afirmou que as buscas tinham foco em documentos licitatórios referentes ao ano de 2018. Em nota, o município afirmou que "todos os processos foram realizados dentro dos parâmetros legais não havendo qualquer ilicitude ou algo comprometedor", em relação ao prefeito ou ao pregoeiro do município.
"Oportunamente ficará demonstrado durante a investigação que nenhuma irregularidade foi cometida por parte do Sr. Marcos Cabral ou de qualquer outro servidor do município de Vera Cruz-RN. É importante citar que a investigação versa majoritariamente sobre conluio de empresas em licitações, nada que tenha relação direta com a Prefeitura de Vera Cruz", disse em nota.
De acordo com a PF, a operação teve início com a notícia de que um engenheiro civil, já processado e condenado por fraudes em licitações e desvios de recursos pela Justiça Federal, continuava praticando crimes.
Com o prosseguimento das diligências, a PF afirmou que as suspeitas foram confirmadas e foi possível identificar dois grupos distintos que agiam no estado fraudando licitações, seja para obras de engenharia ou para o serviço de transporte escolar.
"Objetivando instruir as investigações, no dia 18 de setembro de 2018, foram cumpridos mais de 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Paramirim, Macaíba, Arês, Passagem, Pedra Grande, Lagoa D’anta, Campo Grande, Goianinha, Monte Alegre, Lagoa de Pedras e Currais Novos, sendo que, após análise do material apreendido, novas condutas criminosas foram identificadas, desta feita, na prefeitura de Vera Cruz/RN, razão pela qual houve a necessidade da instauração de um novo inquérito policial e de se fazer representação por busca e apreensão ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região", informou a PF.
De acordo com a PF, as buscas realizadas nesta sexta-feira (5) são para reunir provas dos delitos sob apuração e apreender valores desviados
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -