PUBLICIDADE

Condenação
Desembargador aposentado é condenado por esquema de negociação de sentenças judiciais no RN
O desembargador aposentado foi condenado por exploração de prestígio, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Publicado em 02/08/2021 15:38 - Atualizado em 02/08/2021 15:38

Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi

PUBLICIDADE

A Justiça Federal condenou o desembargador aposentado Francisco Barros Dias e outras seis pessoas no processo que apurou um esquema de negociação de sentenças judiciais no RN. Outras duas pessoas foram absolvidas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O desembargador aposentado foi condenado por exploração de prestígio, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A pena é de 38 anos, 7 meses e 2 dias de reclusão em regime fechado, além de 1.474 dias-multa, cada um no valor de meio salário mínimo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A sentença é do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães, titular da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte. Cabe recurso.

O advogado André Augusto Castro, que integra defesa do desembargador, informou que respeita a decisão, mas vai recorrer.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a Justiça Federal, a acusação recaia sobre um grupo criminoso que explorava a compra e venda de votos junto a uma turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Segundo a Polícia Federal, o grupo agiu, inclusive, em processos relacionados à Operação Lava Jato. Os crimes aconteceram entre os anos de 2015 e 2017.

Segundo a investigação, a organização teria atuado perante a Justiça em casos de operações policiais, apelações criminais, ações rescisórias e revisão criminal. Os principais clientes eram políticos, segundo a PF.

O grupo cobraria em média R$ 350 mil pelo serviço, sempre de forma antecipada. Em determinado momento, um dos advogados ligados à organização criminosa teria retido os documentos de veículos de um dos delatores como forma de garantir o pagamento futuro da propina.

Em agosto de 2017, foram cumpridos dois mandados de prisão contra o desembargador Francisco Barros Dias. Na época, a defesa emitiu nota "negando veementemente a participação do advogado Francisco Barros Dias em qualquer conduta desonrosa e ressalta ainda que confia na Justiça e na verdade dos fatos".

G1 RN

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

Quer receber as noticias do Nova Cruz Oficial direto no seu WhatsApp? Mande uma mensagem para o número 84 98164-3829 (  CLIQUE AQUI NESSE LINK )  com seu nome e cidade que mora e pronto! Será cadastrado e ficará sempre bem informado.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468