PUBLICIDADE

Operação
Operação Modo Avião faz buscas por aparelhos eletrônicos em presídios do RN
No período, nenhum equipamento eletrônico foi localizado nas penitenciárias revistadas

Publicado em 06/09/2021 05:51 - Atualizado em 06/09/2021 05:51

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) do Rio Grande do Norte realizaram nos presídios do Estado a primeira fase da “Operação Modo Avião”, com o objetivo de identificar e inabilitar possíveis aparelhos celulares utilizados pelos presos. A ação teve início no último dia 23/08 e acabou nesta sexta-feira (03).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No período, nenhum equipamento eletrônico foi localizado nas penitenciárias revistadas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O secretário da Seap-RN, Pedro Florêncio, explicou que a operação - lançada nacionalmente - no Rio Grande do Norte contou com a participação dos departamentos de inteligência penitenciária do Depen e da Seap, além dos grupos operacionais e dos plantões das unidades. 

“Durante a ação, foram realizadas varreduras minuciosas nas estruturas dos presídios. Celas foram revistadas, com ênfase nos detalhes. Foram verificados colchões, uniformes dos presos, grades, cadeados, paredes, teto, ralos e pias”, contou o Secretário.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Diretora-Geral do Depen, Tânia Fogaça, explica que o Departamento sempre entendeu como necessária a interrupção das comunicações ilegais entre as pessoas privadas de liberdade e a sociedade livre. O órgão vem fomentando diversas ações junto aos estados para auxiliar na prevenção de entrada dos aparelhos celulares em unidades prisionais. 

Nos últimos anos, o Depen doou ao Sistema Prisional Brasileiro 6.714 equipamentos de  revista eletrônica, como RXs, raquetes, portais, bodyscan, a todos os estados, no valor de R$ 111.990.757,50, os quais facilitam a identificação desses itens durante o processo de revista de todos que ingressam em unidades prisionais.

Além disso, o Depen também se manifestou favoravelmente à resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) de retirada de tomadas do interior de celas.

A Resolução nº 16 de 10 de junho de 2021 foi publicada em 23 de junho deste ano, no Diário Oficial da União. As unidades prisionais de RN já estão adequadas à Resolução, pois não possuem tomadas nas celas.

“A ação é parte de um pacote complexo de medidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Depen, para utilização do sistema prisional como ferramenta de combate ao crime organizado em todo o país”, afirmou a Diretora-Geral.

O Depen e a SEAP atuaram conjuntamente em diversas unidades, entre elas a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, maior complexo prisional do Estado e onde estão os presos de maior periculosidade. 

Segurança reforçada 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100

As penitenciárias verificadas pelas equipes contam com equipamentos de segurança eletrônicas doados pelo Depen. No total, foram investidos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) o valor de R$ 3.158.243,71 para compra de equipamentos.  

Do Portal da Tropical


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468