- Rio Grande do Norte: Kleber Rodrigues encerra missão do RN à China com visita à Embaixada do Brasil em Pequim
- Saiba: Governo do RN autoriza novo concurso público para a Secretaria de Administração Penitenciária
- Saiba : Chuva de meteoros ilumina o céu do RN nesta semana
- Rio Grande do Norte: Presidente da Frente Parlamentar RN-China visita empresas líderes em tecnologia e inovação durante missão na China
- Agreste: Concurso público em São José do Campestre: definida banca organizadora e divulgado os cargos e vagas
- Rio Grande do Norte: Kleber Rodrigues acompanha missão potiguar em visita à empresa de energia a partir de resíduos em Pequim
- Próximo a Nova Cruz : Atenção: inscrições abertas para o concurso de Caiçara/PB com 88 vagas e salários de até R$ 12.000,00; Veja o edital
PUBLICIDADE

Foto/Reprodução
PUBLICIDADE
Com a chegada de novas doses das vacinas contra a covid-19, o Rio Grande do Norte inicia a quinta etapa de vacinação dando cobertura à população indígena, idosos e trabalhadores da saúde que não estão na linha de frente. São 35.000 doses da fabricante Astrazeneca/Oxford – Fiocruz, que chegaram na tarde de ontem (24) ao Estado.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma Nota Informativa com orientações aos municípios. Segundo o documento, deverá ser levado em consideração, sobretudo, o quantitativo de doses destinado a cada município, para que se possa obedecer ao cronograma proposto.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com o documento, deverá ser concluída a vacinação dos idosos com 75 anos ou mais acamados e os idosos com 90 anos ou mais. Em seguida, deve-se priorizar os idosos com 85 a 89 anos, seguindo com os idosos de 80 a 84 anos e, caso o município disponha de doses remanescentes, pessoas com 75 a 79 anos.
Para este grupo prioritário a Sesap espera concluir essa etapa da vacinação até o dia 16 de março. A partir do número de idosos em cada município, pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa. Assim, conforme explicou a secretaria, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio, desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para os indígenas, deve-se iniciar com aqueles de 75 anos ou mais, seguido de 60 a 74 anos, indígenas com comorbidades e os indígenas não contemplados nos grupos anteriores. A expectativa é concluir a vacinação para esse grupo até o dia 12 de março.
A retomada da vacinação dos demais trabalhadores de saúde que não estão na “linha de frente” e que ainda não foram vacinados até o presente momento ocorrerá após a finalização da vacinação do grupo de pessoas de 75 anos ou mais, e diante da disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Cronograma para população idosa:
– Pessoas ACAMADAS com 75 anos ou mais: concluir estratégia nesse público até o dia 02/03
– Pessoas com 90 anos ou mais: concluir estratégia nesse público até o dia 02/03
– Pessoas com 85 a 89 anos: 01/03 a 05/03
– Pessoas com 80 a 84 anos 08/03 a 16/03
– Pessoas com 75 a 79 anos: após finalizar a faixa etária de 80 a 84 anos, caso o município disponha de doses remanescentes
Cronograma para população indígena:
– Pessoas indígenas com 75 anos ou mais: 01/03 a 02/03
– Pessoas indígenas com 60 a 74 anos: 03/03 a 04/03
– Pessoas indígenas com comorbidades: 04/03 a 05/03
– Pessoas indígenas que não foram contempladas nos grupos anteriores: 08/03 a 12/03
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -