- Saiba : Tarifa social de energia pode alcançar 725 mil clientes no RN
- Atenção : Especialistas alertam para cinco coisas que não devem ser feitas de jeito nenhum antes de dormir
- Saiba: Tigrinho lidera preferência dos jogadores e slots em maio de 2025
- Grande Natal: Adora Macaíba acontece nesta sexta (11/07) e sábado (12/07) com grandes atrações da música gospel
- Atenção : Mais de 300 motoristas podem ter CNH suspensa no RN; veja como consultar lista
- Atenção : Os panos de prato podem ser os grandes vilões da sua cozinha e você deve ficar alerta
- Rio Grande do Norte : UFRN abre 1.554 vagas em cursos gratuitos de graduação EaD; veja como participar
PUBLICIDADE

Foto/Reprodução
PUBLICIDADE
Febre, dor de cabeça, inchaço ou vermelhidão no local são os efeitos colaterais mais comuns após tomar uma vacina, seja da gripe, da COVID-19 ou qualquer outra que faça parte do calendário de vacinação.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Normalmente, os efeitos surgem em até 48 horas após a vacinação e são mais comuns em crianças, podendo deixá-las mais irritadas, inquietas e chorosas, devido ao desconforto.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Na maioria dos casos, os sintomas não são graves e passam entre 3 a 7 dias, apenas com alguns cuidados em casa e sem ser preciso voltar ao médico. No entanto, se a reação continuar piorando ou se existir muito desconforto, deve-se sempre fazer uma avaliação num posto de saúde ou hospital.
Os efeitos colaterais mais comuns podem ser aliviados da seguinte forma:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
1. Vermelhidão, inchaço e dor no local
Após a aplicação da vacina, a região do braço ou perna pode ficar vermelha, inchada e dura, causando dor ao mexer ou tocar. Estes sintomas são comuns e geralmente não são motivo para preocupação, mesmo que causem um pouco de desconforto e limitem os movimentos durante alguns dias.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
2. Febre ou dor de cabeça
Após a aplicação da vacina pode surgir febre baixa, durante 2 ou 3 dias. Além disso, nestes casos também é comum surgir dor de cabeça, especialmente no dia em que a vacina foi administrada.
O que fazer: uma boa forma natural de aliviar a dor de cabeça e a febre consiste em repousar e colocar um pano umedecido com água fria na testa.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
No entanto, também podem ser tomados remédios antitérmicos e analgésicos prescritos pelo médico, como paracetamol, que ajudam no alivio da febre e da dor mais rapidamente. Estes remédios podem ser prescritos na forma de xarope, gotas, supositório ou comprimidos, devendo as doses recomendadas ser indicadas pelo pediatra ou clínico geral.
3. Cansaço, dor muscular e mal-estar
Depois da aplicação de uma vacina é normal sentir mal-estar, cansaço, dor muscular e sonolência nos primeiros 3 dias. No caso de bebês ou crianças, estes sintomas podem ser manifestados através de choro constante, irritabilidade e falta de vontade para brincar, podendo o bebê ficar também sonolento e sem apetite.
O que fazer: é aconselhado repousar e evitar atividades extenuantes como limpar a casa ou treinar. Além disso, é importante beber bastantes líquidos durante o dia, como água, chá, suco natural ou água de coco, por exemplo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
4. Diarreia, enjoo ou vômitos
As alterações gastrointestinais, como diarreia, enjoo e vômitos também são relativamente frequentes, especialmente nas crianças. No entanto, tendem a desaparecer rapidamente, durando uma média de 2 ou 3 dias.
O que fazer: deve-se comer alimentos leves ao longo do dia para facilitar a digestão, como sopa de legumes, fruta cozida ou arroz branco, por exemplo, bebendo sempre muita água para garantir a hidratação.