Atenção
Quatro sintomas pouco conhecidos de diabetes tipo 2 (não os ignore)
Os sintomas da diabetes podem não ser detectados durante anos

Publicado em 14/04/2022 12:08 - Atualizado em 14/04/2022 12:08

Foto/Reprodução

Do Noticias ao Minuto - A diabetes tipo 2 é uma condição bastante comum, no entanto existem milhões casos não diagnosticados em todo o mundo. Tal pode dever-se ao fato das pessoas não reconhecerem os sintomas, alguns incomuns, incluindo hálito doce e manchas escuras na pele, reporta um artigo publicado pelo jornal The Sun.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na verdade, os sintomas da diabetes podem não ser detectados durante anos.

Isto porque, a ocorrência de níveis elevados de açúcar no sangue e a incapacidade do corpo em produzir insulina suficiente, nem sempre fazem com que os indivíduos se sintam mal. 

Os sinais mais comuns de diabetes são:

. Urinar mais do que o normal, particularmente à noite;
. Sentir sede constantemente;
. Sensação de fadiga extrema;
. Perder peso sem tentar;
. Comichão/dor no pê nis ou va gina;
. Cortes ou feridas que demoram mais para cicatrizar;
. Visão turva. 

Todavia, informa o jornal The Sun, é necessário ter em atenção outros sintomas mais raros:

Uma questão de pele

Doenças da pele são frequentes entre os diabéticos devido aos altos níveis de açúcar no sangue, que impactam nos vasos sanguíneos e nervos. 

Ora, a condição conhecida como acantose nigricans manifesta-se mais comumente em indivíduos que ainda não foram diagnosticados. 

A condição caracteriza-se pelo aparecimento de uma faixa escura de pele aveludada que geralmente surge na parte de trás do pescoço.

A acantose nigricans também pode ser descoberta em várias partes do corpo onde a pele dobra, como nas palmas das mãos, axilas, ou virilhas. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além da coloração visível associada à desordem, algumas pessoas dizem que sua pele parece igualmente mais espessa. 

Hálito doce

O seu hálito pode denunciar como o corpo está metabolizando os alimentos.

Caso sofra de diabetes, um hálito doce pode indicar cetoacidose diabética, uma doença potencialmente fatal se não for tratada.

Isto é, quando o corpo entra em cetose, um estado também alcançado com a ingestão de dietas keto baixas em hidratos de carbono. 

Quando não há glicose suficiente no corpo para queimar energia, ao invés, o corpo usa gordura. O que leva à produção de cetonas, o que por sua vez torna o hálito doce. 

Mau humor

Há evidências crescentes que indicam que os níveis de açúcar no sangue podem afetar o humor.

Diabetes descontrolada pode fazer a pessoa sentir-se confusa, ansiosa, irritável, impaciente, ou simplesmente não agir como de costume.

Sneha Kothari, médico endocrinologista consultor no Global Hospital em Mumbai, disse à Health Shots: "como há um aumento constante e diminuição nos níveis de açúcar no sangue, algumas pessoas experienciam mudanças de humor como um sintoma precoce de diabetes". 

Muitas características comuns de níveis elevados de açúcar no sangue, como sentir-se cansado, também podem causar desânimo e apatia. 

Sensação de formigamento ou picada

A diabetes pode danificar os nervos (neuropatia), geralmente nos pés, provocando dor ou sensação de formigamento. 

Estima-se que cerca de 10 a 20% das pessoas que são diagnosticadas com diabetes já têm algum dano nervoso relacionado com a doença. 

Ronald Tamler, diretor do prestigiado Mount Sinai Clinical Diabetes Institute, disse que, nos estágios iniciais, isso pode ser pouco perceptível.

"Pode sentir um formigamento nos pés, ter menos sensações no membro ou perder o equilíbrio", disse Tamler. 

A diabetes também pode reduzir o suprimento de sangue para os pés e causar uma perda de sensibilidade, o que significa que as feridas cicatrizam. Nos casos mais extremos, tal pode levar à amputação. 


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468