PUBLICIDADE

Previsão
LAIS: RN pode ser um dos primeiros do Brasil a declarar fim da pandemia
Apesar disso, ele ressalta que o estado ainda vive um momento crítico na saúde

Publicado em 17/06/2021 16:36 - Atualizado em 17/06/2021 16:36

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

O professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, disse nesta quinta-feira (17), em entrevista ao Bom dia RN, que o Rio Grande do Norte pode ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar o fim da pandemia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Apesar disso, ele ressalta que o estado ainda vive um momento crítico na saúde e que "não é hora de relaxar" em relação às medidas de restrição e prevenção contra o coronavírus.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 "Pelo que estamos vendo de dados, o Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar que está saindo dessa pandemia. Eu acredito que a gente vai ter um ano de 2022 muito promissor, mas precisamos fazer o dever de casa", disse o coordenador na entrevista.

Ainda segundo ele, a redução que se tem notado no número de internações por Covid-19 tem relação direta com a imunização. Até agora, mais de 800 mil pessoas tomaram pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus e mais de 400 mil tomaram as duas doses.

“Quanto mais a gente vai se imunizando, maior vai ser o impacto na rede assistencial. Deve entrar em conta também a população que foi contaminada e se recuperou da doença", declarou o cientista.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conforme dados repassados por ele, a proporção de idosos internados com Covid-19 caiu de 75% no meio de 2020 e está abaixo de 30% agora. Esse público foi o primeiro a ser imunizado no estado, em paralelo aos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença.

"Tivemos em maio mais de 30 mil novos casos, porém, o número de internações começa a cair no final do mês. Há uma redução do número de novos casos, transmissibilidade e adoecimento e também analisamos redução nos pedidos de internação. Por mais de 16 dias esses pedidos vêm reduzindo", considera.

Fonte: Portal Grande Ponto


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468