- Interior : Homem tenta apartar brigga e acaba m0rto a p4uladas no RN
- Saiba : 6 cursos que mais potencializam o currículo e ajudam arrumar emprego, segundo recrutadores
- Curioso: 6 hábitos que quem nasceu nas décadas de 80 e 90 tinham e a geração Z sente vergonha
- Saiba: Quanto custará iPhone 17 no Brasil? Veja preços e data de lançamento
- Atenção : 6 erros que muitas pessoas cometem ao usar o desodorante, segundo especialistas
- Na Paraíba : Concurso público: edital do IFPB está nos últimos ajustes e será lançado nos próximos dias
- Entenda : O que significa dormir sempre com a luz acesa, segundo a psicologia

Foto/Reproducao
Neste 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado estadual Kleber Rodrigues(PSDB) reforça compromisso com a inclusão ao apresentar dois novos projetos de lei que ampliam os direitos e garantias das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Rio Grande do Norte. Com essas iniciativas, Kleber já totaliza 21 propostas legislativas dedicadas à causa da inclusão.
Um dos projetos garante a permanência de acompanhante para pacientes com TEA ou outras deficiências intelectuais e cognitivas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais públicos e privados e rede SUS. A medida assegura não apenas suporte emocional e segurança ao paciente, mas também promove um atendimento mais humanizado e eficaz, respeitando os princípios da dignidade e da inclusão.
Já a segunda proposta institui o TEA MAP RN — um Mapa Estadual de Inclusão. Trata-se de uma plataforma digital gratuita que vai reunir informações sobre locais, serviços e profissionais acessíveis para pessoas com autismo, como escolas adaptadas, especialistas em saúde, espaços de lazer inclusivos e oportunidades de emprego. O objetivo é facilitar o acesso dessas pessoas e de suas famílias a uma rede de apoio efetiva em todo o estado.
“Esses projetos são fruto de escuta, diálogo e compromisso com as famílias e pessoas com autismo. Avançar nas políticas públicas de inclusão é uma missão que carrego com responsabilidade e afeto”, destacou Kleber Rodrigues.
As propostas estão alinhadas à Lei Brasileira de Inclusão e à Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e reforçam o protagonismo do Rio Grande do Norte na defesa de uma sociedade mais inclusiva.