PUBLICIDADE

Aconteceu
Secretaria de Saúde investiga festa de aniversário dentro de ala de Covid em UPA no RN; vídeo mostra paciente soprando velas de bolo
Além da possibilidade de contaminação, apontada por vários internautas, as velas ficam bem próximas a equipamentos médicos com oxigênio, que é inflamável

Publicado em 10/06/2021 19:21 - Atualizado em 10/06/2021 19:21

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do G1 RN - A Secretaria de Saúde de Mossoró, no Oeste potiguar, abriu uma investigação para apurar as circunstâncias de uma festa de aniversário que aconteceu dentro de uma ala com pacientes de Covid-19 no município.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O caso aconteceu na Unidade Pronto-Atendimento do bairro Belo Horizonte no último final de semana, foi filmado e compartilhado nas redes sociais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O vídeo mostra várias pessoas entrando na sala da unidade de saúde com um bolo cheio de velas. Elas cantam "parabéns" para um paciente de 57 anos que está com uma máscara de oxigênio.

Em seguida, uma pessoa o ajuda a tirar a máscara e ele sopra as velas. Uma profissional de saúde diz que vai partir o bolo, que só não poderá ser consumido pelos diabéticos. A prefeitura confirmou que o homem era paciente de Covid-19.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além da possibilidade de contaminação, apontada por vários internautas, as velas ficam bem próximas a equipamentos médicos com oxigênio, que é inflamável. A secretaria municipal confirmou que o fogo no local representava um risco.

"A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais", informou a pasta.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró afirmou que, pelo apurado até o momento, a festa foi iniciativa da esposa do paciente "com a participação da equipe". A pasta também afirmou que o bolo não foi partido no local, mas devolvido à esposa do paciente.

Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e sedia a maioria dos leitos de UTI para Covid na região Oeste potiguar.

No início da tarde desta quinta-feira (10), a região tinha ocupação de 98% dos leitos críticos e uma fila de espera com 16 pacientes aguardando UTI.

Até esta quarta (9), o município registrou 22.481 casos confirmados de Covid e 525 óbitos pela doença, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde. O estado tem 277.143 casos confirmados da doença e 6.363 óbitos registrados desde o início da pandemia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468