PUBLICIDADE

Preocupante
Sesap confirma 4º caso de varíola dos macacos no RN e 18 casos suspeitos; Veja em quais cidades
Ainda de acordo com o governo, o estado já vive a transmissão comunitária da doença.

Publicado em 06/08/2022 10:59 - Atualizado em 06/08/2022 10:59

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou, nesta sexta-feira (5), o primeiro caso da doença varíola dos macacos na cidade de Mossoró, na região Oeste - o segundo maior município potiguar. Este é o quarto caso registrado no estado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ainda de acordo com o governo, o estado já vive a transmissão comunitária da doença.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nos primeiros casos, sabia-se que os pacientes tinham visitado outros países, onde foram infectados. Porém, nos mais recentes, as autoridades perceberam que os pacientes não viajaram ou tiveram contato com pessoas de fora, o que significa que a doença já circula no estado.

"A gente percebe que essa transmissão já acontece entre a população do Rio Grande do Norte, ou seja, a transmissão comunitária. A última pessoa diagnosticada não teve contato com ninguém de fora do estado", considerou Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ainda de acordo com ela, todos os casos registrados até esta sexta-feira (5) são leves. Os pacientes ficam isolados nos seus próprios domicílios.

A Sesap ainda afirmou que também monitora as pessoas que tiveram contato com os pacientes, que podem desenvolver sintomas da doença. Além disso, orienta os municípios sobre as ações vigilância e notificação de casos suspeitos.

"A gente tem visto um aumento de casos no Brasil e, consequentemente, com a circulação da pessoas a trabalho, viagens de férias, já era esperado que a gente tivesse um aumento de casos no Rio Grande do Norte", pontuou.

Outros 18 pacientes são analisados como casos suspeitos para a doença, em todo o estado. Nove em Natal, quatro em Parnamirim, dois em São Gonçalo do Amarante e outros três distribuídos nas cidades de Angicos, Ceará-Mirim e Lagoa de Pedras.

Outros 14 casos suspeitos já foram descartados pelas autoridades estaduais.

G1 RN

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468