PUBLICIDADE

Saiba
Urgente: Natal registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos
Os sintomas costumam aparecer 10 ou 14 dias após o momento da infecção.

Publicado em 24/06/2022 07:54 - Atualizado em 24/06/2022 07:54

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do Portal da Tropical -A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) confirmou, na tarde desta quinta-feira (23), o registro do primeiro caso suspeito de infecção por Varíola dos Macacos (Monkeypox).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O paciente é do sexo masculino com histórico de viagem para Espanha e contato com caso confirmado no referido país.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a SMS Natal, O paciente já recebeu atendimento médico e realizou coleta de material conforme protocolos vigentes e orientações quanto a necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

Além disso, a pasta garante que todas as providências estão sendo tomadas através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), realizando contato com o paciente e já tendo iniciado investigação epidemiológica e notificação do caso junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do RN - CIEVS/RN e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional - CIEVS/Nacional, bem como, comunicado à Agência Nacional de Vigilância em Saúde - ANVISA para levantamento dos comunicantes do voo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sintomas

O período de incubação do vírus que provoca a doença varia de sete a 21 dias. Os sintomas costumam aparecer 10 ou 14 dias após o momento da infecção. Os primeiros sinais são febre, mal-estar e dor. Cerca de três dias depois, os pacientes passam a apresentar bolhas pelo corpo – parecidas com as da catapora. A doença termina em um período entre três e quatro semanas.

Como se pega

A transmissão do vírus que causa a varíola dos macacos entre humanos ocorre, principalmente, por meio do contato com secreções respiratórias, lesões de pele das pessoas infectadas ou objetos que tenham sido usados pelos pacientes.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468