PUBLICIDADE

Importante Saber
Transtorno psicológico pode dar \'falso sintoma\' de covid-19. Entenda
O processo é conhecido como somatização e ocorre, por exemplo, quando alguém está ansioso ou estressado; casos têm sido frequentes

Publicado em 22/09/2020 09:51

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do R7 - Algumas pessoas podem sentir os sintomas da covid-19 mesmo sem estar com a infecção, esse processo chama somatização e acontece por conta de descompensações psicológicas, como ansiedade, explica o infectologista Marcelo Otsuka, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Na verdade, estamos vendo bastante esses casos, está sendo bem frequente. Toda a situação que estamos vivendo, isolamento, medo, mudança na rotina, estresse, está causando esse tipo de reação.”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“É muito importante que a pessoa converse com seu médico, se está suspeitando que está com a doença. Primeiro é observar se você teve contato com alguém que tem a doença e tentar uma orientação por telefone ou telemedicina.”

Otsuka explica que o novo coronavírus tem alguns sintomas clássicos e comuns, mas que pode apresentar quadros muito variados dependendo de cada pessoa. “O mais comum são os sintomas respiratórios, gastrointestinais e a febre, mas algumas pessoas podem ter tontura, dor de cabeça, só uma indisposição ou um mal-estar, varia muito.”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo ele, ao apresentar algum sintoma é necessário avaliar se é algo que foge do comum para aquele indivíduo e se ele teve contato com pessoas infectadas. “Se é uma pessoa que já sente tontura com uma certa frequência, provavelmente não vai ser covid-19.”

O Ministério da Saúde adota duas definições de caso suspeito de covid-19:

- Síndrome gripal: pessoa com quadro respiratório agudo caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alterações de olfato ou paladar.

- Síndrome respiratória aguda grave: pessoa com síndrome gripal que apresente algum desses quadros: dispneia (falta de ar), saturação de oxigêno abaixo de 95%, coloração azulada dos lábios ou rosto.

“Mas claro que não significa que todos esses casos suspeitos são covid-19", destaca Otuska.

O infectologista afirma que se a pessoa suspeita que está com covid-19 o ideal é que ela comunique seu médico de confiança. “Se ela puder e for se sentir melhor, pode fazer o exame laboratorial.”

Desde o começo de julho, o Ministério da Saúde recomenda que pacientes devem buscar atendimento médico imediato em caso de sintomas relacionados à covid-19, mesmo que eles sejam leves.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1000 x 100


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468