PUBLICIDADE

Alerta
Ômicron não é apenas um resfriado comum, alerta OMS
Ele deu o exemplo da Dinamarca, um dos países com a maior concentração de casos do mundo

Publicado em 05/01/2022 09:43 - Atualizado em 05/01/2022 09:43

Foto/Reprodução

PUBLICIDADE

Do Jornal Nacional - A Organização Mundial da Saúde alertou, nesta terça-feira (4), que apesar de estudos indicarem que a ômicron causa uma Covid mais leve, a doença não é um resfriado comum.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O gerente de Incidentes da OMS, Abdi Mahamud, alertou: “Onde quer que a ômicron chegue, é questão de semanas para ela se tornar dominante”.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ele deu o exemplo da Dinamarca, um dos países com a maior concentração de casos do mundo. Lá, a variante alfa levou cerca de duas semanas para dobrar o número de casos. A ômicron fez isso em apenas dois dias. E frisou:

“Mesmo com olhar histórico na literatura, nunca vimos um vírus tão transmissível em um surto”.

Abdi Mahamud destacou que estão surgindo mais e mais estudos indicando que a ômicron afeta especialmente a parte superior do aparelho respiratório, provocando sintomas mais leves, ao contrário de variantes anteriores, que afetavam os pulmões e provocavam pneumonias severas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O gerente de incidentes da OMS disse que essa pode ser uma boa notícia, mas precisamos de mais estudos para comprovar isso. A certeza até aqui é da importância da vacinação.

“Temos um bom número de estudos reforçando o que vimos da África do Sul: que a vacina protege contra hospitalizações, doenças graves e morte, e é para isso que elas foram desenvolvidas”, ressaltou.

Nas palavras dele, o desafio é fazer a vacinação alcançar as populações vulneráveis.

A principal epidemiologista da Organização Mundial da Saúde reforçou com todas as letras: a ômicron não é um resfriado comum. Em uma rede social, Maria Van Kerkhove postou que, embora alguns relatórios indiquem um risco reduzido de hospitalização pela ômicron em comparação com a delta, ainda há muitas pessoas contaminadas, doentes e morrendo

 

A líder técnica da OMS também escreveu que casos de infecção por coronavírus e influenza podem ser e têm sido registrados na pandemia. Van Kerkhove avisou que, com mais pessoas se misturando, com uso limitado das medidas sociais e de saúde pública, com os vírus da gripe e da Covid circulando ao mesmo tempo, vamos ver mais casos de dupla infecção.


250 x 100
Contato
contato.novacruzoficial@bol.com.br

Direção Geral: 84 98718-8468