- Litoral Sul do RN: Prefeita e Presidente da Câmara de Baía Formosa viram réus em processo de improbidade administrativa por demolição de praça
- Saiba: Sesap orienta sobre aplicação de novas doses da vacina contra covid-19; veja cronograma
- Grande Natal: Deputado Kleber Rodrigues pede reforço policial para a área do Distrito Industrial de Macaíba
- Agreste: Brejinho ganha nova viatura policial após solicitação do deputado Kleber Rodrigues
- Paraiba: Paraíba adota toque de recolher entre 22h e 5h; veja regras de decreto
- Oportunidade: Marinha abre processo seletivo com 72 vagas para RN e mais 4 estados
- Saiba: Suspeito de assalto morre em confronto com a PM no interior do RN

Foto/Reprodução
Os pacientes com Covid-19 podem ter sintomas muito semelhantes a outras doenças virais. Isso torna difícil saber quando procurar atendimento médico. Assim, com o aproximar da época das gripes e constipações, é ainda mais importante saber diferenciar a Covid-19 de outras doenças respiratórias.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Um novo estudo, realizado por cientistas da University of Southern California, oferece uma orientação valiosa quando falamos do início dos sintomas da doença.
O estudo, publicado na Frontiers in Public Health, descobriu que uma característica distintiva da doença é a ordem em que os sintomas aparecem pela primeira vez. Normalmente, os pacientes apresentam febre, tosse, dor muscular e, em seguida, náuseas e/ou vômitos e diarreia.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores estudaram as taxas de incidência dos sintomas em dois conjuntos de dados.
O principal conjunto de dados inclui mais de 55.000 casos confirmados de coronavírus na China recolhidos entre 16 e 24 de fevereiro de 2020 pela Organização Mundial de Saúde. A equipe também analisou um conjunto de dados de cerca de 1.100 casos de dezembro e janeiro para confirmar as descobertas.
Usando esses dados, os cientistas criaram um modelo que prevê a probabilidade dos sintomas da Covid-19 ocorrerem numa ordem específica e foi feita uma comparação com a ordem provável dos sintomas em pacientes com outras doenças respiratórias.
As outras doenças incluídas no estudo são gripe, Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
Como os sintomas do coronavírus diferem dos sintomas da gripe, MERS e SARS
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
O estudo descobriu que a febre e a tosse estão frequentemente associadas a todas as quatro doenças estudadas. Para a gripe, o primeiro sintoma é mais provável que seja tosse. Nas três infecções por coronavírus, o sintoma inicial mais comum é a febre.
Os sintomas gastrointestinais são o que diferencia os pacientes com Covid-19 dos pacientes com MERS e SARS. Em pacientes com Covid-19, os sintomas gastrointestinais do trato superior, como náuseas e vómitos, parecem surgir antes dos sintomas do trato gastrointestinal inferior, como a diarreia. Em pacientes com MERS e SARS acontece o inverso.
Do Noticias ao minuto
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -